terça-feira, 21 de julho de 2009

Por onde anda nossa música?

-

O que houve com a música popular brasileira ultimamente?
Nosso Brasil sempre foi um palco que abriu as cortinas para grandes compositores,
compositores que foram considerados como um dos melhores do mundo,como por exemplo:Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes,músicos que entre outros marcaram a história da música popular brasileira.
Desde da época da colonização de Portugal aqui no Brasil,mais precisamente com a chegada de Dom João VI no Brasil,ocorreu o grande impulso para as atividades musicais.Dando inicio a uma vasta e rica coleção de compositores
na área erudita,tais como:Heitor Villa Lobos,Radamés Gnatalli,Lorenço Fernandez,Francisco Mignone e por ai lá vai o trem, trazendo para nossos ouvidos sonoridades de divinas qualidades.
É sempre bom lembrar de um ritmo que sacudiu o povo brasileiro,que é o samba.O samba vem de um ritmo dançante e quase sempre de compasso binário, que veio a aparecer no começo do século XX,com compositores que cantavam sua poesia com alegria no coração e com muita malandragem nos pés.Nossos sambistas sempre souberam o que dizer e o que tocar,eram músicas realmente construtivas e que tinham algo produtivo a nos mostrar.Grandes exemplos do nosso samba foram:Noel Rosa,Ismael Silva,Cartola,Braguinha e outros.
E as nossas qualidades musicais não param por ai - é obvio que não - porque exatamente no ano de 1870,com a mistura de ritmos afro-brasileiros,com ritmos europeus surgi no Brasil “O Chorinho”,que tem esse nome por causa do seu estilo melancólico,sentimental e choroso diante de uma vida boemia de cheia de amores,tendo como os primeiros compositores:Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth,popularizando-se nos salões do subúrbio carioca.
Na década de 30 o chorinho se tornou sucesso Nacional,com o apóio de gravadoras grandes obras foram registradas,e umas das principais obras dessa década,foi a de: Pinxinguinha,sendo um grande destaque e também um dos melhores compositores de música popular Brasileira.
Logo em seguida na década de 50 surgi a geração da bossa nova,onde músicos e cantores intelectuais fizeram a junção do Jazz americano com ritmo alegre do Brasil.
A maneira de como esses dois ritmos se encaixaram foi fabulosa e genial,levando aos
quatros cantos do mundo a nossa riqueza musical e cultural, graças a:Antonio Carlos Jobim,Vinicius De Moraes,João Gilberto,Baden Powell,Nara Leão,Carlos Lyra e Chico Buarque De Holanda.Eles fizeram a alegria de milhões de pessoas,e vendeu lá fora um Brasil extraordinário.
E hoje em dia?
Tendo em vista todas essas informações(que não é nem a metade de tudo que a nossa música foi),percebe-se que a ignorância predomina no Brasil que um dia foi genial para o mundo e hoje é um lixo(musicalmente falando).Por que diabos,tendo tudo isso existente em nossa música e ao ligarmos o rádio escutamos: Saia rodada,calcinha preta e afins a poluir nossos ouvidos?
Não é justo para nós,não é justo para eles que tanto fizeram por nossos ouvidos,para nossos sentimentos e para tudo que eles construíram,e hoje a música brasileira vira uma coisa disforme,sem nexo,sem direção,sem sentimento,sem saber o que toca e o que fala.
Esse tipo de "música" que faz a cabeça dos alienados por coisas poucas,deveria ser exilada do nosso país,e sem o direito de clamar por "liberdade artística",pois essa liberdade só é válida onde existe arte,e pelo que vemos,ou melhor dizendo,pelo que não vemos é a arte.
E uma coisa é fato – incrivelmente - a nossa música está vulgarizada e quase morta,trocaram a riqueza de milhares de notas explodindo nos mais belos sentimentos de nossos verdadeiros compositores,por notas de vago sentimento com bastante mediocridade a nos mostrar.
E nós?que reconhecemos a boa música,e temos ouvidos abençoados por sentir tudo que a música de fato nos passa...
Olhamos uns aos outros,e perguntamos:
- E agora?

Por Emerson Sarmento.

2 comentários:

  1. é cara, a música, de verdade não é mais valorizada.
    faz falta os poetas, lógico que temos muita gente que consegue nos manter aqui, mas há muuuito mais do ruim.
    as pessoas se acostumaram com o fácil, e esqueceram do que é bom.

    ResponderExcluir
  2. E mais fácil se acostumar com o que nos é apresentado na tv e nas rádios do que procurar uma música de qualidade e que nos fassa pensar sobre o que se fala nas letras, pois a muito tempo atráz as músicas nos fazia pensar e não apenas dançar.

    Amei o seu blog...
    beijos

    ResponderExcluir